Desde o dia 11 de setembro de 2001 ficou evidenciada que a violação da paz por pessoas de fé não só ocorre em regiões específicas como o Oriente Médio ou o Sul da Ásia, mas em qualquer local do mundo. Ou seja, ficou claro que só de “acreditar em Deus” os problemas do mundo não serão solucionados, ou pior, que uma fé equivocada é prejudicial para toda a humanidade. Assim tornou-se questão de máxima urgência dar uma resposta à indagação “Que é uma fé correta?”. (Do Prefácio)
Parte 1: Considerações sobre o fundamentalismo. - A Seicho-No-Ie não é fundamentalista. - Saibamos que tanto as folhas avermelhadas quanto as que caem constituem um bem. - Para vivificar a fé na atualidade. - Não há formalidades na Seicho-No-Ie. - Aprender o "ensinamento atual". - Vamos avançar em direção a luz.
Parte 2: Antes de atuar como Deus. - As possibilidades da manipulação genética. Parte 3 - Porque a religião se envolve com o "meio ambiente"e a "genética".
O Brasil, que tem em seu território a floresta tropical do Amazonas, possui a chave para deter o aquecimento do planeta. Desejo sinceramente que os habitantes do Brasil protejam a preciosa Natureza recebida de Deus e promovam o desenvolvimento econômico vivificando seu capital natural. (Do Prefácio)